Na noite desta quarta-feira (05) o Corinthians inicia sua trajetória em mais uma edição da Conmebol Libertadores, às 21h30, contra o Guaraní (PAR), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção. O confronto é válido pela partida de ida da segunda fase preliminar do torneio, com o jogo de volta marcado para o próximo dia 12 (quarta-feira), também às 21h30, na Arena Corinthians.
Esta será a 14ª vez que o Timão participará do torneio sul-americano. Sua estreia no torneio foi em 1977. Naquela oportunidade o Timão caiu no grupo do Internacional, que foi o seu primeiro adversário na competição. No estádio do Morumbi, o Alvinegro empatou com os gaúchos por 1 a 1. O ídolo Zé Maria, apelidado carinhosamente pela torcida de “Super Zé”, marcou o primeiro gol corinthiano na história da Libertadores
A participação seguinte do Timão veio 14 anos depois. Em 1990, o Corinthians conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série A e se classificou para a competição do ano seguinte. Assim, em 1991, estreou no torneio contra o Flamengo. As equipes empataram por 1 a 1 e o gol alvinegro foi marcado pelo ex-camisa 7 Fabinho.
Em 1996, em sua terceira participação, o Coringão foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 0. Três anos depois, o Timão estreou com derrota para o Palmeiras por 1 a 0. No ano de 2000, o Alvinegro estreou contra o América (MEX) fora de casa e acabou derrotado por 2 a 0. Após sequência de estreias negativas, em 2003 o Alvinegro começou com o pé direito e venceu o Cruz Azul (MEX). Com o Pacaembu lotado, a Fiel viu Liedson marcar o gol que a vitória ao Timão por 1 a 0.
Em 2006, o time do Parque São Jorge estreou novamente com vitória. O adversário da vez foi o Deportivo Cali (COL), que foi derrotado pelo Timão por 1 a 0, fora de casa. Ricardinho foi o autor do golaço que deu a vitória fora de casa.
No ano de seu centenário, o Corinthians estreou na Libertadores diante do Racing, do Uruguai e venceu de virada por 2 a 1. Novamente no Pacaembu, o Timão viu seu adversário abrir o placar, mas contou com grande atuação de Elias – que marcou dois gols – para virar o marcador lá em 2010.
Na Pré-Libertadores de 2011, o Corinthians empatou em 0 a 0 com o Tolima (COL), sendo eliminado no jogo seguinte. Já em 2012, o Timãoex-técnico Tite deu a volta por cima e se sagrou Campeão da América. A caminhada começou com a cara do Corinthians e no dia 15 de fevereiro de 2012, o Alvinegro empatou por 1 a 1 com o Deportivo Táchira (VEN), fora de casa. Após sair atrás do placar, nos acréscimos da segunda etapa, Alex cobrou falta e Ralf cabeceou para dentro do gol.
No ano de 2013, o Timão empatou por 1 a 1 com o San José (BOL). Guerrero marcou o gol corinthiano. Em 2015, o Corinthians novamente disputou a Pré-Libertadores e teve a sua melhor estreia na história. Diante do Once Caldas, da Colômbia, o Alvinegro teve atuação de gala e goleou seu adversário por 4 a 0. Emerson Sheik, Felipe, Elias e Fagner marcaram para o Timão.
Após a conquista do Brasileirão de 2015, o Corinthians se classificou para disputar a edição de 2016 do torneio. Jogando na cidade de El Salvador, no Chile, o Alvinegro bateu o Cobresal nos acréscimos, com gol de Lucca. E em sua última participação na Copa Libertadores, o Corinthians enfrentou o Milionários da Colômbia e empatou em 0 a 0 fora de casa.
Agora as atenções estão voltadas para esta quarta-feira em confronto contra Guaraní (PAR), lá no Paraguai, às 21h30. Para apostar neste duelo, clique aqui no link.
Related posts
Inscreva-se
Receba em primeira mão as principais novidades do Corinthians em seu e-mail!
Em destaque
Escalações, desfalques e arbitragem.
Na briga pela liderança do Grupo E da Copa Sul-Americana, o Corinthians recebe o Peñarol, do Uruguai, às 19h15 desta quinta-feira, na Neo Química Arena.
Escalações, desfalques e arbitragem
Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da semifinal do Paulistão Vale vaga na final do Paulistão! Corinthians e Mirassol se enfrentam às 16h deste domingo, na arena do Timão, em Itaquera, pela semifinal do campeonato estadual. Após sofrer para se classificar, o Corinthians venceu o Bragantino na…