Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Últimas publicações

Camisa do Corinthians aparece em lista das 50 mais lendárias da história do futebol, publicada pela ‘France Football’
Futebol Profissional

Camisa do Corinthians aparece em lista das 50 mais lendárias da história do futebol, publicada pela ‘France Football’ 

A edição desta semana da France Football, uma das mais respeitadas publicações sobre futebol no mundo, elegeu as 50 camisas mais “lendárias” da história do futebol e, entre elas, está a camisa utilizada pelo Corinthians entre 1982 e 83 – período marcado pelo movimento da Democracia Corinthiana.

O manto utilizado por Sócrates, Casagrande, Wladimir, Biro-Biro e Zenon aparece em 24º lugar na lista – a única de um clube brasileiro entre as 25 primeiras. “Place à la Republique” ou “Abrindo caminho para a República” – foi desta maneira que a publicação francesa se referiu ao manto corinthiano, destacando sua importância histórica no cenário esportivo e político brasileiro.

“Mais que um clube. Uma instituição que ocupa um lugar à parte na história do Brasil, o Corinthians teve lendas como Garrincha, Sócrates e Ronaldo e tem 40 milhões de torcedores pelo mundo, mas sobretudo em seu país. Em 1982 os jogadores do Corinthians, com o apoio de seus torcedores, decretaram a Democracia Corinthiana, espécie de movimento ideológico construído para lutar contra a ditadura militar que comandava o Brasil. No mesmo ano, o clube passou a exibir o slogan na sua célebre camisa preta e branca pintado de gotas de sangue para denunciar o regime do país. Em novembro de 1982, na final do Campeonato Paulista, os jogadores entraram em campo com a inscrição “Dia 15 Vote”, nas costas das camisas, para incentivar a torcida a comparecer à votação de governadores em todos os estados. Mais que um clube”, diz o texto da France Football.

As outras camisas nacionais na lista são as das seleções brasileiras de 1970 (4º lugar), 1986 (28º lugar) e 1958 (49º lugar), além da camisa do Flamengo na década de 70, aparecendo na 43ª posição.

Fonte: Corinthians

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *